sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Combate entre NPCs em Dungeon World

Bom, nas minhas andanças e mudanças em DW, notei que o combate entre Personagen dos Jogadorese NPCs era algo realmente difícil.
Primeiro, porque eu gosto de criar meus NPCs importantes como se criasse um personagem do jogador, e ao fazer isso, o personagem não correspondia ao funcionamento do sistema DW que define diferenças imensas entre criaturas e heróis. Fato é, que um dragão possui 16 pontos de vida (apesar da resistência e poderes) e um paladino possuirá entre 20 a 26 pontos de vida, em média.


Como adoro colocar inimigos e combates entre NPCs, resolvi criar uma regra de uma forma que seja mais dinâmico, pois quando coloquei um NPC para lutar na campanha que mestro, não consegui desenvolver tal dinamicidade do sistema justamente pelo alto número de pontos de vida.
Dito isso, aí vai a regra para conflito entre NPCs ou entre PCs ou uma pancadaria generalizada que tenha um destes dos dois lados:

- Ao atacar um NPC ou PC, caso o dano supere o valor de 50% de pontos de vida restantes, o alvo é subjulgado, ou seja, ele não morre, mas fica em uma posição desvantajosa, com um ferimento profundo e provavelmente com a lâmina do atacante em sua garganta.

Coloquei então aos 50% dos pontos de vida restantes, para que ocorra com maior frequência, mas você pode alterar a regra para 50% dos pontos de vida totais, o que ficaria parecido com o dano massivo de ad&d, mas eu acho que não funcionaria tão bem, principalmente porque aumentar o dano em DW é realmente difícil.

Lembre-se que você pode colocar essa regra contra os personagens também, mas é interessante tirá-la quando os personagens enfrentarem algum tipo de "chefão", pois aí é a única parte do jogo que ninguém se importa se o combate demora.

Bueno, essa é minha regra alternativa. Que fica ainda mais alternativa com a alteração dos pontos de vida no meu DW, que vou postar em breve.

Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário